terça-feira, 19 de abril de 2011

Sem glúten e com saúde...


Há algum tempo que estou para postar um texto sobre Doença Celíaca e também um pouco sobre mim.

Tenho 29 anos e sempre fui muito alérgica, minha mãe relata que muitas vezes me levava ao hospital passando muito mal, alguma vezes ela achava que era algum corante, ovos e produtos de limpeza.

Fui submetida a imunoterapia e por alguns anos, a adolescência me livrei de muitos dos sintomas, porém quando adulta, as reação a alimentos voltaram. Todos os meses estava eu no Hospital, com muita diarréia, algumas vezes vômitos, chegava a desmaiar de tão mal que ficava...os médicos vinham sempre com a mesma história: "Deve ser algo que você comeu, algo estava estragado, contaminado, etc."...mas todos comiam e só eu passava mal!

Em uma das minhas idas ao Hospital fui submetida a Apendicectomia, supeitavam que eu estava com "apendicite", após esse procedimento as coisas pioraram ainda mais, eu comecei a emagrecer, cheguei a perder mais de 10kg em um único mês, tinha diarréia intensa, todos os dias...A princípio tratava-se de Sindrome do Intestino Irritável.

Resolvi procurar um médico especializado, foram exames e mais exames, uma dieta bem restritiva (lembro-me de comer arroz e frango grelhado todos os dias, em todas as refeições). Foi então que fiz a famosa endoscopia (mais uma de tantas que eu havia feito), e com a biópsia intestinal achou-se a Doença Celíaca.

De lá para cá muita coisa mudou, principalmente a minha rotina e a minha alimentação. Não posso ingerir alimentos que contém glúten (trigo, centeio, aveia, cevada). Passei a fazer quase tudo o que como, faço meus pães, meus bolos, bolachas, tortas, pizzas...levo uma vida normal, só não como fora de casa. Quando viajo procuro levar meu lanchinho.

Durante a gravidez tive atenção especial para não ingerir algum alimento por engano, e agora que o Arthur está aqui fico mais tranquila em saber que fiz tudo certinho!

Como a Doença celíaca tem uma lado "genético", o Arthur ainda não começou a comer alimentos com glúten. Algumas pesquisas afirmam que quanto mais tarde o glúten for inserido na dieta dele, menor será a chance dele desenvolver a Doença Celíaca. Ele é acompanhado pela pediatra, ela que irá dizer o momento certo de oferecer alimentos que contenham glúten.

Como esse blog é mais para contar sobre a minha vida de mãe, não quero me aprofundar muito nos detalhes da Doença Celíaca, quem tiver alguma dúvida é só perguntar. Quem precisar de receitinhas posso passar algumas e indicar bons blogs e sites.

Bolo feito para comemorar o 5º mês do Arthur, sem glúten é claro!!

Arthur assistindo "Galinha Pintadinha"

4 comentários:

  1. Mto bom o post, amiga!!
    Meninaaaaa, nao tinha visto nenhuma foto ainda q o carequinha lindo da titia estivesse sentado assim, firme!!! vi fotos dele mais bebezinho, pequetito, mas sentadao assim naooooo, owwwnnnn.
    Ta crescendo rapido Arthurzinho.
    Vou pedir pro meu Go- obstetra , me dar guia pra exames pra ver se nao tenha a doença celiaca, pois sempre tinha diarreia, todos os dias, antes da gravidez, tudo me fazia mal.. e outra coisa, acho q vc sabe, q isso generou um trauma mto grande em minha vida, pois nao permanecia em emprego nenhum, eu mesma resolvia sair, pq nao aguentava passar mais de meia hora sem ir ao banheiro, e antes de passar vergonha, preferi nao trabalhar mais, nao estudar, ate os cultos deixei de ir com frequencia, q eu era obreira... isso trancou, e ate hje tranca de certa forma a minha vida, por isso quero saber logo, se tenho ou nao essa doença.
    QQ coisa, sei q posso contar com suas dicas!
    beijoks amiga, e pro carequinha mais lindo do mundo!

    ResponderExcluir
  2. oi flor, que bom que vc gostou do meu cantinho, volte lá sim, e com certeza também estarei sempre por aqui pq o Arthur é mto lindoo viu! tomara que ele não desenvolva a doença celiaca, pois é uma contra-mão né, ter q estar sempre olhando rotulos e embalagens... vou orar por vcs.. beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Mamãe
    Muito lindo o teu filhinho Arthur, que ele cresça com muita saúde e amor.Os filhos são a razão da gente viver. Eu tenho a minha vida antes dos filhos e depois dos filhos. Te garanto que fiquei uma pessoa melhor depois que eles nasceram.
    Embora eu não seja celíaca também tenho que preparar os meus alimentos, não como nada de origem animal, o que é um pouco complicado quando tenho que comer fora.
    Teu blog tá muito legal!!!
    Um abração!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá ...ki amor seu bb!!
    Muuito fofinhoo!Parabéns ele eh lindo *-*!
    Deus Abençoee muuitoo vc e sua família; muuita saúdee,paz e felicidades!!
    Bjinhus flor,Feliz Páscoa!!

    ResponderExcluir