domingo, 9 de outubro de 2011

Dentes nascendo.... O que fazer?


Talvez tão difícil como enfrentar a fase do nascimento dos dentinhos seja tirar uma foto deles.... Com o Arthur só consegui de ponta cabeça...

Em torno dos 6 meses os dentinhos dos bebês começam a aparecer. Mesmo sabendo que em alguns isso pode demorar um pouco mais eu como a maioria das mães fiquei ansiosa pelo dia dos primeiros dentinhos do Arthur aparecerem.

Geralmente os incisivos inferiores aparecem primeiro, mas não há uma regra.

Eu sempre ouvia aquele "papo de vó" que o aparecimento dos dentinhos pode vir acompanhado de febre, diarréia, etc. Mas sempre achei um pouco de "folclore", imaginava que o máximo que poderia acontecer era o Arthur ficar mais irritado e manhoso.

E com os primeiros dentinhos foi como eu imaginava, eu mal percebi eles aparecendo (primeiro o direito e após o esquerdo). O Arthur ficou super bem, não teve febre nem nada que me fizesse ficar preocupada.

Sei que para evitar a dor algumas mamães usam pomada ou solução a base de Matricaria chamomilla (que nada mais é do que a velha conhecida camomila). Porém ao ler a bula observei que também há presença de anestésico local (lidocaína), mesmo sendo em uma dose baixíssima preferi enfrentar o surgimento da primeira dentição sem esse recurso.

Os dentinhos do Arthur pouco a pouco foram nascendo, os incisivos superiores laterais apareceram primeiro que os centrais, por um bom tempo meu bebezinho ficou parecendo um vampiro (mesmo não sendo os caninos), pode parecer estranho, mas conversando com algumas mães soube que isso é mais comum do que eu imaginava. Com bebês regras não funcionam bem...rs


Há pouco mais de quinze dias começaram a surgir os incisivos superiores centrais e dessa vez com direito a tudo que a vovó comentava. Sim, o Arthur teve febre, diarreia, insônia e ficou muito chorão. Eu não via a hora dos dentinhos surgirem de vez e tudo isso passar. 

Para aliviar a dor usei mordedores que podem ser levados ao congelador e/ou refrigerador. Optei por eles que aliviam a dor e não fazem mal algum. Também aproveitei para oferecer sucos geladinhos. Outra ideia é o picolé de leite materno, que além de aliviar um pouco o calor desses últimos dias é super saudável.

Para as mamães que estão passando por essa fase, calma. Logo tudo passa e seu bebê estará com um lindo sorriso cheio de dentinhos.



3 comentários:

  1. Desde que ele nao passe mal com o nascimento dos dentinhos tudo de boa :D
    e uma fase muito engraçada rs ;)

    ResponderExcluir
  2. AHH Q AMOR MEU SOBRINHO AMIGA!!
    AQUI AS MINHAS AFILHADAS AS GEMEAS, TIVERAM FEBRE, FICARAM ENJOADINHAS, O BUMBUM ASSADOOO, AFF, TADINHAS, DAVA DÒ SABE...

    MAS DEPOIS DE MTO TEMPO LI Q O BUMBUM ASADO E POR CAUSA DA FEBRE Q FAZEM, E Q SAI NAS FEZES. ENTAO TEM DE DAR REMEDINHO PRA FEBRE MESMO.

    GRAÇAS A DEUS A GENTE SE INFORMA BASTANTE, E COM RAFINHA ESPERO Q SEJA BEM TRANQUILO TBM.

    MIMOSOOOO, DE DENTINHOS NOVOS EHEHEHEHE.
    BJS.

    MIGA, JA DEXEI OS DADOS PARA DEPOSITO DA RIFA LA NOS COMENTS DO MEU BLOG. ESTAREI NO AGUARDO DO DEPOSITO DE TODAS, PARA REALIZAR O SORTEIO BEIJOS!!

    ResponderExcluir
  3. Ola, os den5inhos da minha filha começaram a nascer super tarde (o primeiro com 10 meses), o que ja me inquietava um pouco e quando vieram apareceram os dois incisivos centrais inferiores e depois o incisivo LATERAL superior. Ela esta com 13 meses e agora esta aparecendo o outro lateral superior e nada dos centrais. Procurei varios artigos na internet... todos dizem que nao ha ordem específica, mas tambem nao dizem nada sobre o nao aparecimento de NENHUM dente central. Ja cheguei a ficar super preocupada, ate que enfim encotrei esse artigo seu dizendo que com seu bebê tbm foi assim e que vc conversou com outras maes e que isso é mais normaldo quese imagina. Fiquei muitomais aliviada.... obrigada!!!

    ResponderExcluir